Objetivo é oferecer informações técnicas, gerenciais e de crédito rural para cerca de 600 pessoas no RS
Entre suas várias ações de formação profissional rural, o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural do Rio Grande do Sul (Senar-RS) oferta, em especial, o Circuito de Treinamento Agro. O intuito é levar ao produtor rural o aperfeiçoamento e a promoção da melhoria de renda, assim contribuindo para sua profissionalização, sua integração na sociedade e, por consequência, a melhoria da qualidade de vida. Para 2024, a meta da entidade é atender cerca de 600 pessoas no Estado.
O Circuito de Treinamento Agro é fruto de uma parceria do Banco do Brasil e o Senar Nacional. A iniciativa apresenta informações técnicas, gerenciais e de crédito rural aos produtores rurais de todos os estados brasileiros das cadeias produtivas, agricultura e pecuária.
Todo esse conhecimento oferecido é ministrado por uma grande equipe técnica de profissionais que está sempre em constante atualização de conteúdos para transmitir às novas tecnologias ao público rural. Para isso, em vários municípios gaúchos, o Senar-RS conta com o apoio de sindicatos rurais e sindicatos de trabalhadores rurais parceiros, que permitem trazer oportunidades de conhecimento e qualificação a este público.
O evento é divido em três módulos, distribuídos no decorrer das 4 horas. Os módulos Técnico e Gerencial poderão ser ministrados por prestadores de serviços credenciados à Administração Regional do Senar (Instrutores e Técnicos de Campo). O módulo Crédito Rural será ministrado pela equipe designada pelo Banco do Brasil (Agentes Técnicos Regionais - ATRs).
A analista de Formação Profissional Rural do Senar-RS, Patrícia Carine Huller Goergen, comenta que quem já participou do Circuito conseguiu obter retornos financeiros representativos, isso a partir de melhorias sobre o que aprenderam nos módulos. “Permitiu a eles vislumbrar ferramentas de crédito rural sobre as principais cadeias produtivas da sua região. Também houve o desenvolvimento de competências de gestão, que visam a aplicabilidade dos componentes financeiros no âmbito da atividade rural e a discussão sobre as possibilidades de crédito rural”, diz.
A iniciativa vai ocorrer até a primeira quinzena de setembro deste ano. Os eventos seguirão o formato padrão, com turmas de 25 a 40 pessoas.
Conteúdos do Circuito
No caso do Módulo Técnico vai ser discutido o potencial da cadeia produtiva, com breves históricos e vantagens e limitações na sua criação. Vai focar nos principais métodos de criação/produção, de acordo com as boas práticas agropecuárias, com normas de saúde e segurança no trabalho, apresentação do portfólio do Senar e critérios para acesso às ofertas da entidade. Outro aspecto serão as potencialidades e critérios para o mercado de consumo, focando nos princípios de gestão do negócio (com identificação dos principais produtos e subprodutos da cadeia em foco, critérios de comercialização, noções de gestão do negócio e planos de negócio).
Este módulo também vai refletir sobre o perfil necessário para empreender na cadeia da Agricultura ou Pecuária, de acordo com os princípios de sustentabilidade, apontando o perfil do produtor (vocação, visão empresarial, objetivos de criação/produção) e os princípios da sustentabilidade (ambiental, social e econômica).
Já no Módulo Gerencial serão desenvolvidas as competências de gestão, visando a aplicabilidade dos componentes financeiros no âmbito da atividade rural (com o entendimento do fluxo de caixa, componentes do custo, diferenças entre fluxo de caixa e custo de produção). Além disso, será debatida a metodologia da Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) do Senar e como colabora para uma produção eficiente e lucrativa. As ênfases serão no diagnóstico produtivo individualizado, planejamento estratégico, adequação tecnológica, capacitação profissional complementar e avaliação sistemática de resultados.
Por fim, no Módulo Crédito Rural,a abordagem será nas possibilidades de crédito rural, de acordo com os critérios do Banco do Brasil, com um passo a passo de como acessar este benefício.
Como participar
Para ingressar no Circuito basta ser produtor rural e participar do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) de cadeia produtiva, agricultura ou pecuária. Ao todo, foram selecionadas 15 regiões que devem comportar esta iniciativa. Após a conclusão de cada evento, será emitido um certificado de participação para cada um dos participantes.
A definição dos municípios sede foi estabelecida pela Administração Regional do Senar-RS. Para o mês junho, estão programadas as cidades de Roque Gonzales, Santo Ângelo, Paim Filho, Sananduva, Independência, Palmares do Sul, Viamão, Garibaldi, Sarandi, Palmeira das Missões e Restinga Seca.
Para tirar dúvidas ou obter mais informações, é possível procurar os sindicatos rurais locais, que são os mobilizadores e que fazem a intermediação dos cursos e treinamentos.
Edição anterior
Em 2023, o Circuito de Treinamento Agro teve 12 eventos em que os instrutores do Senar-RS se dedicaram e conseguiram transmitir aos participantes informações técnicas e gerenciais atualizadas e de qualidade. Estes encontros envolveram aproximadamente 300 participantes, dentre eles, produtores rurais, técnicos de campo, supervisores regionais e corpo técnico do Senar RS e do Banco do Brasil.