Missão

Desenvolver ações de Formação Profissional Rural (FPR) e atividades de Promoção Social (PS) voltadas às pessoas do meio rural, contribuindo para sua profissionalização, sua integração na sociedade, melhoria da qualidade de vida e para o pleno exercício da cidadania.

Depoimento

Denise Azenha, agropecuarista.
"Minha base de aprendizagem para tocar o negócio foi adquirida nos treinamentos do SENAR-RS" Denise Azenha, agropecuarista.
Dilermando de Aguiar - RS

Assista ao vídeo sobre o Senar-RS:

Assista o vídeo

SENAR - SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM RURAL

O Senar-RS é uma instituição responsável por criar e promover ações de formação profissional e atividades de promoção social dirigidas às famílias rurais, a fim de contribuir na profissionalização, integração na sociedade e melhoria da qualidade de vida desse público.

Entre suas várias ações, estão programas de treinamento e cursos de capacitação profissional que aperfeiçoam e promovem a melhoria de renda, palestras e cursos que resultam em qualidade de vida, além de ações que promovem aprendizado, informação, lazer e bem-estar para mais de 100 mil pessoas por ano no Rio Grande do Sul. Todo o conhecimento oferecido pelo Senar-RS é ministrado por uma grande equipe técnica de profissionais que está sempre em constante atualização de conteúdos para transmitir as novas tecnologias ao público rural.

As oportunidades de conhecimento e qualificação gratuitas que o Senar-RS oferece estão, em cada município gaúcho, disponíveis por meio dos sindicatos rurais e sindicatos de trabalhadores rurais parceiros.

Criado em 15 de abril de 1993, o Senar-RS é uma das entidades que compõe o Sistema Farsul, junto com a Federação da Agricultura do Estado do Rio Grande do Sul e com a Casa Rural, Centro do Agronegócio. Também está ligado ao Senar - Administração Central, que faz parte do Sistema CNA - Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil

OBJETIVOS

I Organizar, administrar e executar, no território do Estado do Rio Grande do Sul, o ensino da Formação Profissional Rural e a Promoção Social dos exercentes da atividade rural e dos trabalhadores das agroindústrias e suas famílias que atuem exclusivamente na produção primária de origem animal e vegetal.
II Assistir as entidades empregadoras na elaboração e execução de programas de treinamento e na realização da aprendizagem metódica ministrada no próprio emprego.
III Com base nos princípios da livre iniciativa e da economia de mercado, estabelecer e difundir metodologias adequadas à Formação Profissional Rural e Promoção Social do exercente da atividade rural.
IV Exercer em conjunto com o SENAR - Administração Central - a coordenação, supervisão e fiscalização da execução dos programas e projetos de Formação Profissional Rural e Promoção Social, no Estado do Rio Grande do Sul.
V Prestar assessoria às entidades governamentais e privadas, relacionadas com a formação de profissionais rurais e atividades assemelhadas.

GESTÃO 2019-2021

CONSELHO ADMINISTRATIVO

Presidente:
  Gedeão Silveira Pereira

Titulares: 
  Carlos Joel da Silva
  Daniel Klüppel Carrara
  Fábio Avancini Rodrigues
  Maria Tereza Scherer Mendes

Suplentes:
  Elmar Konrad
  Eugênio Edevino Zanetti
  Hamilton Guterres Jardim
  Roberto Lanes Leitão


CONSELHO FISCAL

Titulares:
  Francisco Lineu Schardong
  Agnaldo Barcelos da Silva
  Paulo Roberto Vargas

Suplentes:
  Paulo Ricardo de Souza Dias
  Jaciara Maria Muller
  César Luis Tagliari Vieira

DIRETORIA EXECUTIVA

Superintendência
  Eduardo de Mércio Figueira Condorelli

Diretoria de Administração e Finanças
  Fabiana Flores da Silva

Diretoria Técnica
  Cláudio Steinstrasser Rocha

Diretoria de Estudos Avançados e Inovação
  Antônio Newton Corrêa da Luz