Missão

Desenvolver ações de Formação Profissional Rural (FPR) e atividades de Promoção Social (PS) voltadas às pessoas do meio rural, contribuindo para sua profissionalização, sua integração na sociedade, melhoria da qualidade de vida e para o pleno exercício da cidadania.

Depoimento

Bertoldo Rolim, aluno Programa Alfa.
"Nas minha palavras faltavam letras. Depois do Alfa, fiz curso de manejo de gado e eletricista. A renda melhorou e não quero parar." Bertoldo Rolim, aluno Programa Alfa.
São Sepé - RS

Assista ao vídeo sobre o Senar-RS:

Assista o vídeo

SENAR - SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM RURAL

O SENAR-RS é uma instituição responsável por criar e promover ações de formação profissional e atividades de promoção social dirigidas às famílias rurais, a fim de contribuir na profissionalização, integração na sociedade e melhoria da qualidade de vida desse público.

Entre suas várias ações, estão programas de treinamento e cursos de capacitação profissional que aperfeiçoam e promovem a melhoria de renda, palestras e cursos que resultam em qualidade de vida, além de ações que promovem aprendizado, informação, lazer e bem-estar para mais de 100 mil pessoas por ano no Rio Grande do Sul. Todo o conhecimento oferecido pelo SENAR-RS é ministrado por uma grande equipe técnica de profissionais que está sempre em constante atualização de conteúdos para transmitir as novas tecnologias ao público rural.

As oportunidades de conhecimento e qualificação gratuitas que o SENAR-RS oferece estão, em cada município gaúcho, disponíveis por meio dos sindicatos rurais e sindicatos de trabalhadores rurais parceiros.

Criado em 15 de abril de 1993, o SENAR-RS é uma das entidades que compõe o Sistema FARSUL, junto com a Federação da Agricultura do Estado do Rio Grande do Sul e com a Casa Rural, Centro do Agronegócio. Também está ligado ao SENAR - Administração Central, que faz parte do Sistema CNA - Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil.

OBJETIVOS

I Organizar, administrar e executar, no território do Estado do Rio Grande do Sul, o ensino da Formação Profissional Rural e a Promoção Social dos exercentes da atividade rural e dos trabalhadores das agroindústrias e suas famílias que atuem exclusivamente na produção primária de origem animal e vegetal.
II Assistir as entidades empregadoras na elaboração e execução de programas de treinamento e na realização da aprendizagem metódica ministrada no próprio emprego.
III Com base nos princípios da livre iniciativa e da economia de mercado, estabelecer e difundir metodologias adequadas à Formação Profissional Rural e Promoção Social do exercente da atividade rural.
IV Exercer em conjunto com o SENAR - Administração Central - a coordenação, supervisão e fiscalização da execução dos programas e projetos de Formação Profissional Rural e Promoção Social, no Estado do Rio Grande do Sul.
V Prestar assessoria às entidades governamentais e privadas, relacionadas com a formação de profissionais rurais e atividades assemelhadas.

ESTRUTURA ORGANIZACIONAL

O SENAR-RS é dirigido por um Conselho Administrativo, composto por representantes dos produtores e dos trabalhadores rurais do Estado, além de  um representante do SENAR - Administração Central. Este Conselho exerce a direção superior e a elaboração da estratégia de atuação do SENAR no Estado, definindo as políticas institucionais, o planejamento, o controle e avaliação das atividades desenvolvidas.





GESTÃO 2016/2018

CONSELHO ADMINISTRATIVO
Presidente:Carlos Rivaci Sperotto

Titulares
André Barbosa Barretto
Carlos Joel da Silva
Daniel Klüppel Carrara
Zênia Aranha da Silveira

Suplentes
César Luiz Tagliari Vieira
Jorge Luiz Machado Rodrigues
Maria Helena Ferreira
Nestor Bonfanti

CONSELHO FISCAL
Titulares
Elisete Kronbauer Hintz
Fábio Avancini Rodrigues
Francisco Lineu Schardong

Suplentes
Paulo Ricardo de Souza Dias
Paulo Roberto Vargas
Pedrinho Signori

DIRETORIA EXECUTIVA

Superintendência
Gilmar Tietböhl

Divisão Técnica
João Augusto Araújo Telles

Divisão da Gestão de Arrecadação
Saulo José Ribas Gomes

Divisão de Administração e Finanças 
Valmir Antônio Susin