Notícias

FB
09/04/2021 Transporte de colmeias é tema de nova live da Maratona de Inovação na Apicultura Bate-papo entre especialistas é promovido pelo Programa Juntos para Competir, parceria entre Farsul, Senar e Sebrae A Maratona da Apicultura, realizada pelo Programa Juntos para Competir, está de volta. No próximo dia 13 de abril, às 19h30min, ocorre a primeira live do ano, que terá como tema Abelhas e Mel - Viajando com Segurança. Mediado pelo supervisor do Senar-RS Ricardo Lopes de Almeida, o evento on-line terá a participação do engenheiro agrônomo e professor da UFRGS Aroni Sattler e da médica veterinária da Bioleite Treinamentos, Ângela Balen.  

O transporte de colmeias é uma prática bastante comum entre apicultores, já que pode facilitar a polinização e contribuir para o aumento da produção de mel. Porém, sem cuidados adequados de manejo, as viagens com as colônias podem trazer transtornos, como doenças, competição entre espécies exóticas e nativas e, até provocar hibridização das populações. Por isso, todo o cuidado é pouco nesses processos, como antecipa Ricardo Lopes de Almeida:

  "A intenção do evento é informar o apicultor sobre os registros de deslocamentos de um município para outro. É necessário que se formalize esses deslocamentos junto com as inspetorias veterinárias. Também são importantes os cuidados no processamento de mel em outros municípios. Esse transporte também deve ser formalizado e feito com muita higiene e atenção para um envasamento do mel para que o consumidor tenha um produto de qualidade".  


Juntos para Competir
 
O Programa Juntos para Competir nasceu da parceria entre a Federação da Agricultura do Rio Grande do Sul (Farsul), o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-RS) e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). Desde 2003, as três entidades se articulam para promover o desenvolvimento do agronegócio gaúcho.  

Atualmente, cerca de 4 mil produtores de diversos segmentos são beneficiados por ações de metodologia coletiva. No setor de apicultura, são 34 os contemplados, no Vale do Taquari e Rio Pardo .  

As ações desenvolvidas têm foco na qualificação da gestão, no aumento de produtividade, produção de qualidade, inserção de novas tecnologias, estímulo ao consumo interno e busca pela diferenciação.

Busca

Busque sua notícia por período

De

Até