Notícias

FB
23/08/2021 Tire suas dúvidas sobre Imposto Territorial Rural na próxima live do Senar-RS Analistas da Receita Federal farão palestra sobre o tema, no YouTube, em 1º de setembro O prazo para entrega do Imposto Territorial Rural (ITR) termina em 30 de setembro. Precisam fazer a declaração pessoas físicas e jurídicas que são proprietários de terras ou imóveis na zona rural, a menos que seja imune ou isento do tributo. Aqueles que perderam a posse da propriedade entre 1º de janeiro de 2021 e a data de entrega da declaração também são obrigados a prestar informações à Receita Federal.
    Para esclarecer dúvidas dos produtores rurais sobre o tema, o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-RS) promoverá uma palestra on-line sobre o tema no dia 1º de setembro, às 9h, no YouTube.
    O analista de arrecadação do Senar-RS, Fabio Ramon Baldessar, receberá o analista tributário e representante regional do Programa Nacional de Cidadania Fiscal da Receita Federal Gilson Cesar Borges de Almeida, e o analista tributário da Equipe de Cadastro Rural da Receita em Lagoa Vermelha, Jurandir Carneiro.
    "Na live, vamos falar sobre a estrutura da declaração. Em relação ao ano passado, não houve alterações significativas. A maior novidade do programa é o código CIB-NIRF. O Cadastro de Imóveis Brasileiros (CIB) passa a substituir o Número do Imovel na Receita Federal (NIRF)", explica Gilson Cesar Borges de Almeida.
    O analista tributário acrescenta que serão abordadas situações de imunidade, que afastam a obrigatoriedade de pagar o ITR, além de temas como Cadastro Ambiental Rural (CAR) e o Ato Declaratório Ambiental (ADA).
    "Se dentro da propriedade há uma área de reserva legal, preservação permanente ou que foi alagada por uma usina hidrelétrica, por exemplo, ela pode ser tirada da tributação. Mas para isso, o proprietário precisa preencher ADA para o Ibama e informar no ITR. Essas são algumas peculiaridades que o produtor precisa conhecer e que vamos comentar", antecipa Almeida.


LIVE -  PALESTRA SOBRE IMPOSTO TERRITORIAL RURAL
Quando: quarta-feira, 1º de setembro, 9h
Onde: Canal do Senar no YouTube
(www.youtube.com/SenarRioGrandedoSul)

Participantes:
Gilson Cesar Borges de Almeida, analista Tributário da RFB 
Jurandir Carneiro , analista Tributário da RFB
Fabio Ramon Baldessar - analista de Arrecadação do Senar-RS (apresentador)

Links Relacionados

Busca

Busque sua notícia por período

De

Até