Notícias

FB
01/10/2021 Senar-RS e Embrapa realizam seminário sobre integração lavoura-pecuária Evento será realizado nos dias 6 e 7 de outubro, com painéis transmitidos pelo YouTube e Dia de Campo presencial Consorciar agricultura e pecuária na mesma propriedade é uma prática cada vez mais incentivada no meio rural. Entre as vantagens para o produtor, estão a diversificação, a eficiência no uso dos recursos naturais e possibilidade de incremento na renda.
    E para disseminar ainda mais essa prática, nos dias 6 e 7 de outubro, o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-RS) e a Embrapa realizam o Seminário Técnico de Integração Lavoura-Pecuária. O evento - que será transmitido pelo canal do Senar-RS no YouTube - é voltado para produtores rurais e técnicos da área. Na ocasião, os participantes receberão informações sobre o projeto Duas Safras, que incentiva o cultivo de cereais de inverno (como trigo, triticale, centeio, aveia) no Rio Grande do Sul.
    "O seminário tem como objetivo apresentar o potencial, as oportunidades e a rentabilidade do uso de cereais de inverno, assim como discutir as oportunidades e entraves para a utilização de cereais e forrageiras para bovinos de corte e de leite, suínos e aves. Desta forma, proporcionamos a capacitação de instrutores do Senar-RS para que possam transmitir aos produtores rurais conteúdos atualizados, e tornar nossa agricultura cada vez mais forte", diz o coordenador de formação Profissional Rural da Divisão Técnica do Senar, Umberto Pizzolotto de Moraes.
    Para a noite do dia 6, a programação do Seminário Técnico de Integração Lavoura-Pecuária prevê palestras como "Estado da arte em integração lavoura-pecuária nos EUA", com Mark Sulc, da Ohio State University, e "A ampliação da safra de inverno no Rio Grande do Sul e o papel das instituições", com o Superintendente do Senar-RS, Eduardo Condorelli. Já as atividades da manhã do dia 7 serão divididas em três painéis sobre oportunidades e entraves para a utilização de cereais de inverno na alimentação de aves, suínos, bovinos de leite e bovinos de corte.À tarde, imprensa e convidados poderão acompanhar, presencialmente, um Dia de Campo a ser realizado na Embrapa Trigo, em Passo Fundo. Na atividade, serão conferidos experimentos com trigo, cevada, triticale, silagem de cereais e solos. Confira, abaixo, a programação.

Seminário Técnico de Integração Lavoura-Pecuária
Quando: Dias 6 e 7 de outubro
Onde: Canal do Senar no YouTube 
(www.youtube.com/SenarRioGrandedoSul)
Quanto: Gratuito

Programação Online

6 de Outubro

18h30min - Abertura
Moderador: Gedeão Silveira Pereira, presidente do Sistema Farsul

19h -  "A ampliação da safra de inverno no Rio Grande do Sul e o papel das instituições.

Painelista: Eduardo Condorelli, Superintendente do Senar-RS

19h45min - Estado da arte em Integração Lavoura-Pecuária nos EUA.

Painelista: Mark Sulc, da Ohio State University

20h45min - Potencial, oportunidade e rentabilidade do uso de cereais de inverno para o Rio Grande do Sul.

Painelista: Giovani Faé, da Embrapa Trigo

21h45min - Encerramento

7 de Outubro

8h - Painel 1: Oportunidades e entraves para a utilização de cereais de inverno em ração para suínos e aves.

Painelistas: Evandro Carlos Barros, da Embrapa Suínos e Aves; Terezinha Marisa Bertol, da Embrapa Suínos e Aves; e Arene Trevisan, da JBS/Seara. 

Moderador: Francisco Turra - ABPA

9h35min - Painel 2: Oportunidades e entraves para a utilização de cereais de inverno para bovinos de leite. 

Painelistas: Carlos Bondan, da Universidade de Passo Fundo; Jeferson Eidt, da Reprotec Reprodução e Consultoria Agropecuária LTDA; e Luis Keplin, da Brasil NK Nutrição Animal. 

Moderador: Eduardo Condorelli, Superintendente do Senar-RS

10h40min - Painel 3: Oportunidades e entraves para a utilização de cereais de inverno e forrageiras para bovinos de corte.

Painelistas: Danilo Menezes Sant`Anna, da Embrapa Pecuária Sul; Laerte Alfren, da Cia do Feno, e Fauro Loreto da Rocha, produtor rural. 

Moderador: Renato Serena Fontaneli - Embrapa Trigo

11h40min - Encaminhamentos

12h - Encerramento

Programação Presencial

14h30min - Estratégia para Duas Safras

Estação 1: Trigo Rentável
Estação 2: Mais renda no inverno
Estação 3: Silagem de cereais de inverno
Estação 4: Solos e compactação

16h30min - Encerramento

Busca

Busque sua notícia por período

De

Até