Notícias

FB
01/08/2022 Senar-RS abre inscrições para Etapa Fronteira do Seminário Duas Safras, em Alegrete Evento ocorre em 16 de agosto e aborda técnicas produtivas de milho e soja em sistemas integrados Produtores, técnicos, lideranças, empresas vinculadas ao agronegócio e demais interessados podem se inscrever até 15 de agosto para a Etapa Fronteira do Seminário Duas Safras. Promovido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-RS), o evento ocorre em 16 de agosto, em Alegrete, no CTG Farroupilha da cidade. Segundo o coordenador do Departamento de Apoio Estratégico do Senar-RS, Umberto Moraes, as palestras terão foco no cultivo de milho e soja em várzea como alternativa para a região, como também a otimização dessas áreas produtivas por meio da integração lavoura-pecuária.

Seguindo os exemplos dos seminários anteriores, serão quatro painéis com apresentações e debates ao longo do dia. Painelista da primeira palestra, o Economista-Chefe da Federação da Agricultura do Estado do Rio Grande do Sul (Farsul), Antonio da Luz, reforça que o objetivo é mostrar para produtores quais são as potencialidades do mercado. Ele recorda que, há dez anos atrás, o plantio de soja em Alegrete parecia algo quase utópico; hoje, a região é consolidada na produção de soja, arroz e pecuária. "Aumentamos a quantidade e diversidade de produções. A janela está aberta para estudarmos outras possibilidades, como milho e trigo, num contexto de irrigação", complementa.

As próximas edições do seminário devem ocorrer até o final do ano, customizadas conforme as características de cada região. A programação da Etapa Fronteira inicia às 8h, com o credenciamento, e encerra às 17h.

Inscrições devem ser feitas através do site: http://www.senar-rs.com.br/inscricao/

O Duas Safras
O programa Duas Safras é fruto da articulação entre Senar-RS, Federação da Agricultura do Rio Grande do Sul (Farsul) e Associação Brasileira da Proteína Animal (ABPA), Embrapa, Fecoagro/RS, Asgav e Federarroz, Acergs, Sips e Aprosoja. As entidades promotoras coordenam esforços para intensificar a produção sustentável da agropecuária no Rio Grande do Sul: otimização de áreas produtivas de inverno, ampliação da produção de cereais, produção de milho em áreas de várzea e de forragens de inverno destinados à pecuária estão entre as pautas dos eventos. 

A medida promete ampliar a renda do produtor rural e aumentar em 40% a capacidade do agro gaúcho. Segundo a Assessoria Econômica da Farsul, o impacto no PIB do Estado seria um aumento de 7%, representando aproximadamente R$ 31,9 bilhões.



Serviço: "Seminário Duas Safras - Mais Produção o Ano Inteiro" - Etapa Fronteira

Quando: 16 de agosto, às 8h

Onde: CTG Farroupilha (Avenida Eurípedes Brasil Milano, 509 - Centro - Alegrete/RS)

Quanto: entrada franca

Inscrições até 15 de agosto: http://www.senar-rs.com.br/inscricao/

Links Relacionados

Busca

Busque sua notícia por período

De

Até