Notícias

FB
16/04/2020 Produtores rurais devem adotar precauções para evitar disseminação do novo coronavírus Senar elaborou série de orientações para evitar que doença paralise a produção agropecuária A atividade no meio rural não para, nem mesmo em meio à pandemia de Covid-19, mas produtores rurais devem tomar cuidados especiais para que o novo coronavírus não se torne um problema entre funcionários e familiares. A doença é mais perigosa para pessoas acima de 60 anos e para aqueles que tem hipertensão, diabetes ou problemas cardíacos, mas mesmo pessoas que estão fora destes grupos podem desenvolver quadros graves que exigem internação. Para evitar a contaminação, o Senar elaborou um guia com uma série de recomendações, clique aqui e acesse. 
Confira algumas destas orientações:- Transporte e chegada dos funcionários: Crie turnos alternativos para evitar que todos cheguem na propriedade ao mesmo tempo, evitando a aglomeração em vestiários e áreas comuns e para que os trabalhadores não fiquem próximos uns dos outros no transporte. Na entrada, é recomendável ter um pano com água sanitária ou hipoclorito de sódio para que as pessoas limpem a sola dos sapatos. Ao chegar, o funcionário deve trocar de roupa e lavar as mãos. É aconselhável ainda, se possível, fazer um controle de temperatura dos funcionários, evitando que pessoas com febre fiquem no ambiente.
- Higienização: é importante ter água e sabonete à disposição dos funcionários para que lavem as mãos com frequência. Os trabalhadores da propriedade devem ser incentivados a adotar esta prática constante, principalmente antes de manipular alimentos, reforçando boas práticas já adotadas nesta indústria.
- Afastamentos: Pessoas que apresentem sintomas de gripe ou que morem com pessoas que apresentem febre, tosse ou outros sinais associados à Covid-19 devem ficar em isolamento por pelo menos 14 dias.
- Entrega de insumos e carregamento de produtos: Os veículos que entram na propriedade devem ser descontaminados com água sanitária diluída ou amônia quaternária na entrada. Pessoas de fora devem evitar ao máximo circular pela propriedade. Ofereça um local para que o visitante lave as mãos com água e sabão. Mantenha a distância ao conversar.
- Evite reuniões e confraternizações. Oriente os funcionários a não compartilharem o chimarrão: cada um deve ter a sua cuia. Da mesma forma, se possível, lacre os bebedouros e distribua garrafas de água de uso individual. Quando isso não for viável, os bebedouros devem ser higienizados após cada uso. As reuniões devem ser substituídas por conferências virtuais.
- Ferramentas e máquinas: Lembre-se de higienizar as ferramentas de trabalho com álcool 70% antes e depois do uso. Não permita o compartilhamento de equipamentos como telefones celulares e rádios comunicadores. Em máquinas agrícolas, deve haver apenas um operador por vez. As peças que são mais utilizadas, como câmbio, volante, botões de controle, espelhos e maçaneta devem ser higienizados com álcool gel 70% após o uso da máquina.
 - Contato com animais: Até o momento, não há evidência que o novo coronavírus infecte cães ou animais de produção, no entanto, é prudente evitar a aproximação de pessoas doentes com esses animais e realizar a higienização das mãos antes e após o contato.
- Procure se informar por meio de veículos de comunicação conhecidos, pelo site do Ministério da Saúde e da Organização Mundial da Saúde e evite disseminar informações recebidas por redes sociais e Whatsapp sem confirmação da fonte das notícias. A equipe do Senar-RS estará divulgando informações com base nas recomendações das autoridades em saúde por meio de suas redes. Ajude os funcionários da propriedade e suas famílias a ter acesso a informações corretas. 
- Aproveite o período de isolamento para investir em conhecimento e melhorias. O Senar-RS disponibiliza em seu site diversas aulas gratuitas por meio de plataforma on-line. São mais de 70 cursos com certificado. Entre os temas tratados, estão manejo de pastagens, ovinocultura, bovinocultura de corte e de leite, gestão e empreendedorismo. Acesse ead.senar.org.br e faça o cadastro para acessar os cursos.

Busca

Busque sua notícia por período

De

Até