Notícias

FB
29/10/2019 Produtores recebem certificação pioneira no Brasil em Boas Práticas Agrícolas em frutas e hortaliças na Serra Gaúcha "Produzir alimentos seguros" - esse é o principal objetivo dos 49 produtores da Serra Gaúcha que receberam na tarde desta segunda-feira, dia 28, o certificado do  Programa Piloto de Boas Práticas Agrícolas em Frutas e Hortaliças, resultado de uma parceria entre Farsul-Senar/RS-Sebrae-RS e a Embrapa Uva e Vinho, em Bento Gonçalves (RS).
   Desde 2017, o grupo de produtores aderiu ao Programa Juntos para Competir e aceitou o desafio de participar da capacitação da turma piloto no Rio Grande do Sul na implantação dessa metodologia desenvolvida pelo Senar, em parceria com o professor Claud Ivan Goellner e o pesquisador da Embrapa Uva e Vinho, Marcos Botton, profissionais referências no assunto. Um dos resultados práticos do Programa é a utilização do caderno de campo, no qual o produtor registra todas as atividades que realiza na produção, servindo para  controle e também como documento para auditorias.
   "Foi uma extensa agenda de cursos e consultorias que garantiu essa certificação. Além das boas práticas na produção, os produtores envolvidos receberam informações de gerenciamento do negócio. E isso só vai agregar valor nas propriedades", destacou Angélica Brandalise, gestora de projetos em Horticultura e Vitivinicultura do Sebrae Serra Gaúcha, na cerimônia de entrega dos certificados.
   Para Umberto Pizzolotto de Moraes, coordenador de formação Profissional Rural da Divisão Técnica do Senar, o futuro do programa terá uma maior aproximação e cooperação com a Embrapa. "Precisamos colocar mais os técnicos em contato com o  conhecimento da pesquisa  e levar isso a campo. Vamos reduzir assim as dúvidas dos nossos produtores", antecipou ele.

O Programa

Marcos Botton, que em conjunto com o professor Claud Goelner elaborou o material didático utilizado nos treinamentos, acredita que esse é um momento importante para os pequenos produtores de frutas e hortaliças. "A partir da capacitação, eles possuem informações e ferramentas práticas para implementar as Boas Praticas Agrícolas nas Propriedades", destacou. O pesquisador reforça que o consumo de frutas e hortaliças é fundamental para uma alimentação saudável, reduzindo assim as filas para o tratamento de doenças no sistema único de saúde. A capacitação dos produtores para produzir alimentos seguros aumentará a competitividade do setor garantindo o fornecimento de produtos de qualidade na mesa dos consumidores, além de gerar emprego e renda no campo.
   Como presente de formatura, os produtores  certificados assistiram as palestras  sobre  "A Importância e as Vantagens da Rastreabilidade", apresentada pelo coordenador comercial regional da Paripassu, Matheus Schneider, e sobre "Criatividade e Inovação", proferida pelo pesquisador da Embrapa Uva e Vinho,  Marcos Botton.
   A mesa de abertura contou com a presença de  Marcos Botton (Embrapa), Valmor Susin ( Sindicato Rural de Caxias do Sul), Umberto Pizzolotto de Moraes (SENAR) e Cesar Nascimento (SEBRAE- RS)
Matheus Schneider  palestrou sobre "A Importância e as Vantagens da Rastreabilidade".
Marcos Botton falou sobre "Criatividade e Inovação".
Angelica Brandalise, gestora de projetos em horticultura e vitivinicultura do Sebrae Serra Gaúcha, falou sobre a importância da certificação.
Turma 1 - Produtores de Antônio Prado receberam o certificado de Milton Dossin, da Emater, de Rodrigo Ravanello, do Sicredi,  de Valdemir Ciconetto, da CIC,  e do consultor do SENAR, Valdemir Bellé.
Turma 2 - Produtores  da CEASA de Caxias do Sul receberam o certificado de Valmir Susin, do Sindicato Rural de Caxias do Sul,  de Rudimar Menegotto do Sindicato dos Trabalhadores de Caxias do Sul, de Lucas Andreoli da Ceasa de Caxias do Sul, juntamente com o consultor do Senar, Danilo Chacon.
Turma 3 -  Produtores de Farroupilha receberam os certificados de Suzana Maggione Bertuol, vice-presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Farroupilha, e do consultor do Senar, Vitor Pistorello.
Turma 4- Produtores de Flores da Cunha e de Nova Pádua receberam os certificados de Samoel Smiderle, secretário da Agricultura de Nova Pádua, e da consultora do Senar, Andrea Carra.

Fonte: ASSCOM SENAR-RS
  • Os 49 produtores certificados e equipe de consultores comemoram a certificação Os 49 produtores certificados e equipe de consultores comemoram a certificação
voltar

Busca

Busque sua notícia por período

De

Até