Notícias

FB
30/08/2018 Oficinas do SENAR-RS na Expointer orientam produtores de ovinos e bovinos Ações acontecem no Pavilhão de Ovinos e Bovinos de Corte Passada a metade da Expointer, as atividades do SENAR registram intensa procura de público, como a Oficina de Ovinos e a Oficina de Bovinocultura de Corte. Nestes espaços, os visitantes acompanham palestras técnicas que abordam diariamente temas importantes às duas culturas. As ações acontecem entre 9h e 18h, no Pavilhão de Ovinos e Bovinos de Corte do Parque de Exposições Assis Brasil.

Todos os conteúdos apresentados nos espaços são ministrados por instrutores técnicos do SENAR-RS, que também atendem a dúvidas do público ao longo da programação. Entre temas principais das palestras, a Oficina de Ovinos vem destacando o uso da Ultrassonografia para diagnóstico de gestação e avaliação de carcaças. Criador das raças Texel e Texel Colorido no município de Cachoeira do Sul, Marcelo Martins trouxe alguns de seus exemplares para a Expointer. "Parte das orientações apresentadas já aplico em minha propriedade com auxílio técnico. Aprendi realizar a avaliação de carcaças, que agrega maior eficiência na criação".

Já a Oficina de Bovinocultura de Corte traz para feira o programa "De onde virão os terneiros?", iniciativa que integra o Fórum Permanente do Agronegócio, desenvolvido em parceria com a Farsul. Em uma espécie de arena montada no local, aborda técnicas de manejo para agregar maior eficiência ao rebanho de terneiros e expectativas do mercado de produção. Roque Noeli cria cerca de 80 bovinos das raças Hereford e Angus em São Pedro do Sul. Ele visitou o espaço buscando informações a respeito do ataque de carrapatos. "Registro este problema no meu rebanho há dois anos. Apesar das tentativas, ainda não consegui o controlar. Acompanhando a palestra sobre o assunto aqui, posso ter uma ideia melhor de quais iniciativas eu devo adotar". 

Junto às oficinas, ainda há um espaço dedicado ao Planejamento Forrageiro Anual, que apresenta técnicas para manejo de pasto voltado à alimentação de ovinos e bovinos. São abordados pontos como potencialização do uso do solo, espécies ideais para pastagem, alturas de manejo, valores nutricionais e cultivo integrado à pecuária e à lavoura.

FONTE: ASSCOM SENAR-RS 


Busca

Busque sua notícia por período

De

Até