Notícias

FB
11/06/2021 Live do Senar-RS tira dúvidas de produtores rurais sobre eSocial e CAEPF Especialistas da Receita Federal serão os palestrantes de evento on-line na próxima quinta, no YouTube São várias as obrigações do produtor rural junto à Receita Federal e, não raro, surgem dúvidas a respeito das informações a serem prestadas ao Fisco. Para ajudar a sanar essas dúvidas, o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-RS) vem realizando uma série de lives com palestras relacionadas à tributação. 
A próxima será dia 17, quinta-feira às 9h, no canal do Senar-RS do YouTube e terá como temas o Sistema de Escrituração Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas (e-Social) e a inscrição no Cadastro de Atividade Econômica de Pessoa Física (CAEPF). 
O programa será apresentado pelo analista de arrecadação do Senar-RS Fabio Ramon Baldessar, e contará com a participação do auditor fiscal da Receita Federal, Claudio Maia, e do analista tributário Marcos Timm. Eles vão esclarecer dúvidas sobre a entrega das informações, ao eSocial e a inscrição no CAEPF, que segundo Baldessar, são ou estão envolvidos em obrigações recentes da vida do produtor rural.
"O eSocial está sendo implantado por fases, desde 2017. Em 2018, iniciou a fase do 3º grupo, que compreende os produtores rurais. E a partir de 10 de maio, esse grupo passou a enviar [à Receita Federal] as informações relativas à folha de pagamento. A nossa palestra vai tratar basicamente disso, o envio de informações sobre a folha e, por conta do Senar, do envio de informações sobre a comercialização da produção rural", antecipa Baldessar.
Já o Cadastro de Atividade Econômica da Pessoa Física (Caepf) passou a vigorar a partir de 15 de janeiro de 2019, em substituição a matrícula CEI, o Cadastro Especifico do INSS. 
"O CAEPF serve para que o produtor tenha um cadastro para seus contratos de parceria, serve também para cadastrar quando tem mais de uma propriedade rural, e esse número é utilizado no Livro Caixa Digital do Produtor Rural. Por isso, a importância da parceria com a Receita Federal na orientação do público", explica o analista de arrecadação.

LIVE - Palestra sobre eSocial e CAEPFQuando: quinta-feira, 17 de junho, 9hOnde: Canal do Senar no YouTube (www.youtube.com/SenarRioGrandedoSul)Participantes:- Claudio Maia - Auditor Fiscal da Receita Federal- Marcos Timm - Analista Tributário da Receita Federal- Fabio Ramon Baldessar - Analista de Arrecadação do Senar-RS (apresentador)

Busca

Busque sua notícia por período

De

Até