Notícias

FB
28/08/2019 Juntos para Competir tem programação especial na 42ª Expointer Estão em destaque Iniciativas voltadas à área da inovação e tecnologias para as cadeias produtivas da pecuária de corte, vitivinicultura e leite e derivados A 42ª edição da Expointer, que acontece até o próximo domingo (1º/9), no Parque de Exposição Assis Brasil, em Esteio, tem uma série de atrações para os empreendedores e visitantes em geral. Entre elas está o espaço do Juntos para Competir, já tradicional na maior feira agropecuária da América Latina, elaborado e executado por Farsul, SENAR-RS e Sebrae RS, em parceria com FIERGS/Senai e Fecomércio/Senac.

Nesta edição da feira, o Juntos para Competir dá destaque para três cadeias produtivas: Vitivinicultura, Pecuária de Corte e Leite e Derivados. Novamente é reforçada a importância de trabalhar a cadeia produtiva dos produtos, com o conceito `Do Campo à Mesa’, valorizando aspectos como inovação, gestão, qualidade e importância da garantia de produção e bem-estar animal. Também são abordados temas como a inovação no campo, além de poder apresentar aos visitantes histórias bem-sucedidas de empreendedores que cresceram e se desenvolveram participando do programa Juntos para Competir. 

Excelência da carne gaúcha

A Vitrine da Carne Gaúcha é uma das atrações mais visitada da Expointer nos últimos dez anos e tem por objetivo valorizar a excelência da carne gaúcha. No local, o público pode acompanhar demonstrações de consultores em desossa e cortes de carnes, e apresentações de técnicos das associações de raças produtoras de carnes selecionadas. Nas oficinas eles ensinam, ao vivo, técnicas para desossa e apresentação de diferentes cortes e opções de preparo de carnes. São trabalhadas carcaças de ovinos, suínos e bovinos, conforme programação previamente divulgada. As demonstrações acontecem no Pavilhão Internacional, em frente à Praça Central. A Vitrine da Carne Gaúcha é uma iniciativa da Farsul e integra o espaço do Juntos para Competir na feira.

Confira outras atividades:

Transformação no campo

Cases de produtores rurais atendidos pelo Programa Juntos para Competir e informações técnicas sobre as cadeias.

Espaço produtos ícones gaúchos

Mostra dos produtos gaúchos que são destaque no estande: carne, vinho e queijo, com receitas de harmonização e informações sobre rastreabilidade dos produtos.

Startups

Empresas conectadas com as tecnologias e soluções voltadas para o agronegócio irão demonstrar produtos e serviços. Haverá interação com o público.

Arena Inovação

Conhecimento voltado para o campo. Desafio, pitches, talks e Like a Farmer, com batalhas envolvendo 24 startups voltadas ao agronegócio. As ideias de cada uma delas serão avaliadas por uma banca e as melhores irão avançar para as etapas seguintes, até que restem três classificadas.

Harmonização na mesa

Oficinas de harmonização de vinhos gaúchos, queijos Colonial e Serrano e doce de leite.

Saiba mais sobre o Juntos para Competir

Através de 29 projetos, o programa Juntos para Competir atende, em 2019, 2.800 produtores rurais das principais cadeias produtivas: bovinocultura de corte, bovinocultura de leite, ovinocultura, apicultura, vitivinicultura, horticultura e agroindústria. Por meio da participação em grupos de trabalho, são traçadas metas desejadas e desenvolvidos os planos anuais de atividades. As ações são realizadas em conjunto pelas entidades que promovem o programa, com a participação de parceiros locais que estejam envolvidos no desenvolvimento dos setores trabalhados. As ações desenvolvidas são relativas à tecnologia de produção e industrialização, ao acesso a mercados e à gestão, melhorando a qualidade dos produtos e agregando valor à produção agropecuária.

O agricultor interessado em participar pode sempre entrar em contato com o Sindicato Rural, supervisor regional do SENAR-RS ou escritório do Sebrae RS mais próximo para saber de novos projetos coletivos e individuais.

Fonte: Imprensa Sebrae RS / ASSCOM SENAR-RS

Busca

Busque sua notícia por período

De

Até