Notícias

FB
24/01/2019 Jovem Aprendiz do SENAR-RS facilita ingresso no mercado de trabalho   Aos 18 anos, Rita Rodrigues, moradora de Santa Vitória do Palmar, já assume responsabilidades na propriedade rural em que trabalha, como administrar a rotina de vacinas e o estoque de remédios do gado. Realidade diferente e muitos jovens, que tem dificuldade em encontrar um posto de trabalho nesta idade. Segundo dados do IBGE, o desemprego entre os jovens chega a ser duas vezes maior do que a taxa média. Para a faixa entre 14 e 17 anos, a entrada no mercado de trabalho é ainda mais difícil. Situação que foi diferente para Rita graças ao programa Jovem Aprendiz. 
  Destinado a jovens de 14 a 24 anos, o programa Jovem Aprendiz oferece ensino focado na prática em diversos segmentos da cadeia produtiva agropecuária. Parcerias do SENAR-RS com empresas, sindicatos rurais e produtores garantem que o jovem aprenda não apenas sobre questões técnicas ou de gestão, mas até mesmo sobre ética e comprometimento no local de trabalho, o que possibilita que muitos destes jovens concluam o programa com emprego já em vista. 
  Até dia 25 de janeiro, a oportunidade estará aberta aos jovens de Uruguaiana, que podem ir até o Sindicato Rural da região se inscrever no programa, voltado para a Bovinocultura de Corte. As aulas serão distribuídas ao longo de um ano e somam mais de 800 horas de dedicação. 
Rita realizou o curso focado em bovinocultura de corte, e afirma que aplica diariamente os conhecimentos na propriedade em que atua. Depois de anos vivendo na cidade por conta da escola, o curso serviu como um incentivo para voltar ao meio rural: "Minha família é do campo, mas eu não tinha tempo de me dedicar e aprender. Agora, é algo que eu quero para a vida", revela a jovem de Santa Vitória do Palmar. 

FONTE ASSCOM SENAR-RS

Busca

Busque sua notícia por período

De

Até