Notícias

FB
22/10/2021 Cadastro Nacional de Imóveis Rurais é tema de live do Senar-RS Palestra `CNIR: Usado na prática’ será transmitida pelo YouTube, no dia 27 de outubro Fruto da parceria entre o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) e a Secretaria Especial da Receita Federal do Brasil (RFB), o Cadastro Nacional de Imóveis Rurais (CNIR) está perto de entrar em vigor. Todos os imóveis com área maior que 50 hectares são obrigados a ter os dados atualizados no CNIR até o dia 30 de dezembro de 2021. Para imóveis menores, o prazo é 30 de dezembro de 2022.

Criado na intenção de aumentar a transparência e a eficiência na gestão cadastral das propriedades, o CNIR vai integrar os dados dos imóveis constantes no Cadastro Fiscal de Imóveis Rurais (Cafir), da Receita, e o do Sistema Nacional de Cadastro Rural, do Incra. Mas como funcionará o repasse das informações pelos proprietários? Para tirar essa e outras dúvidas, o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-RS) promoverá a palestra "CNIR: Usando na Prática".

A atividade será transmitida ao vivo no canal do Senar-RS no Youtube (youtube.com/SenarRioGrandeDoSul), no dia 27 de outubro, a partir das 9h. Mediado pelo analista de arrecadação do Senar-RS, Fabio Ramon Baldessar, o evento terá como  palestrantes o assessor da presidência do Sistema Farsul, Derly Girard, e o analista tributário da Equipe de Cadastro Rural da ARFB de Lagoa Vermelha, Jurandir Carneiro.

"A live tem a finalidade de orientar, de forma prática, os procedimentos para que produtores rurais, sindicatos e profissionais da área possam se adequar dentro do prazo. Vamos dar o passo a passo nesta apresentação, porque além dessa vinculação, há outros procedimentos que devem ser feitos via CNIR", antecipa Derly Girard.

Entre as orientações a serem dadas, a forma de obtenção do número do Cadastro Imobiliário Brasileiro (CIB), substituto do Número do Imóvel na Receita Federal (Nirf) que agrega informações de imóveis rurais e urbanos.

Girard alerta que é importante evitar equívocos nas informações do CNIR.

"Se o proprietário rural não fizer essa vinculação, ele ficará impossibilitado de emitir CCIR (Certificado de Cadastro de Imóveis Rurais) no Incra e a certidão negativa perante a Receita Federal", afirma.



PALESTRA `CNIR: USADO NA PRÁTICA’

Quando: quarta-feira, 27 de outubro, 9h
Onde: Canal do Senar no YouTube (www.youtube.com/SenarRioGrandedoSul)
Participantes:

Derly Girard, assessor da presidência do Sistema Farsul
Jurandir Carneiro, analista tributário da equipe de Cadastro Rural da ARFB de Lagoa Vermelha

Links Relacionados

Busca

Busque sua notícia por período

De

Até